Uma pesquisa do Procon-SP divulgada nesta semana revelou que a digitalização do comércio e dos serviços ainda é um obstáculo para boa parte da população idosa. Segundo o levantamento, 51% dos consumidores com mais de 60 anos afirmaram já ter se sentido impedidos de comprar, contratar um serviço ou entrar em contato com empresas por causa do atendimento exclusivo via aplicativo.
O estudo, realizado em agosto com 723 pessoas em todo o estado de São Paulo, buscou identificar as principais dificuldades enfrentadas pelo público idoso nas relações de consumo, principalmente no ambiente digital.
Dificuldade com aplicativos
De acordo com o Procon-SP, 92% dos idosos entrevistados têm acesso à internet e usam aplicativos, mas mais da metade (54%) relatou dificuldade para manusear as plataformas.
Entre as principais causas apontadas estão a falta de familiaridade com tecnologia (54%) e a complexidade das ferramentas (46%), que muitas vezes exigem ajuda de familiares ou terceiros.
As concessionárias de serviços públicos (como água, luz, gás e telefonia), as instituições financeiras e os estabelecimentos de saúde foram os setores mais citados como os que impõem barreiras ao atendimento presencial ou telefônico. Mercados, lojas, imobiliárias e escolas também aparecem entre os mencionados.
Riscos nas compras online
A pesquisa também destacou a vulnerabilidade dos idosos diante de ofertas em redes sociais e telefone. Embora 74% dos entrevistados recebam promoções digitais, apenas 27% costumam fechar negócio – e, entre esses, 67% enfrentaram algum problema.
Os principais relatos são de empresas falsas (34%), atraso ou não entrega dos produtos (33%) e descumprimento do valor anunciado (23%). Casos de pagamentos não reconhecidos (3%) e indisponibilidade de itens (6%) também foram registrados.
Em situações de prejuízo, a maioria dos consumidores tenta resolver o problema diretamente com a empresa, por meio da ouvidoria ou SAC, e, em alguns casos, recorre ao Procon ou à Justiça.
O órgão destaca que, apesar de o público 60+ representar um segmento de consumo em expansão, ainda há falta de acessibilidade digital, segurança e linguagem simplificada em muitos serviços.
“É fundamental que as empresas invistam em canais acessíveis e transparentes para esse público, reduzindo a exclusão digital e os riscos de fraude”, afirma o Procon-SP no relatório.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Campanha Nacional de Multivacinação em Piracicaba terá Dia D; veja quando
O post Mais da metade dos idosos em SP já se sentiram impedidos de comprar ou contratar serviço por atendimento exclusivo via app, diz Procon-SP apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.
Levantamento aponta que 51% das pessoas com mais de 60 anos enfrentam barreiras digitais e 67% dos que compram online relatam problemas, incluindo golpes.
O post Mais da metade dos idosos em SP já se sentiram impedidos de comprar ou contratar serviço por atendimento exclusivo via app, diz Procon-SP apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.


