Joaquim Egídio: refúgio verde é também ponto de encontro de lazer e gastronomia

 

O distrito de Joaquim Egídio se destaca pela natureza que o envolve, pelo lazer e pela gastronomia que atraem aqueles que procuram por uma experiência diferenciada aos finais de semana. O local ainda preserva sua história e se adapta aos novos tempos com estabelecimentos tradicionais e espaços que se conectam diretamente com o meio ambiente. 

Segundo o Departamento de Turismo da Prefeitura de Campinas, os distritos vizinhos de Sousas e Joaquim Egídio reúnem uma média de 50 estabelecimentos gastronômicos e recebem cerca de 1 milhão de pessoas por ano. Além disso, gera em média mil empregos diretos e os dias de maior fluxo são aos finais de semana. Ainda segundo esse levantamento, só em Joaquim Egídio são pelo menos 550 mil visitantes ao ano e 15 restaurantes. 

O distrito está localizado na Macrorregião Leste, composta pela administração regional 14 e o distrito de Sousas. Somadas, as três áreas totalizam 55 bairros, sendo que desses, nove são de Joaquim. A região é movimentada pelo turismo com o lazer e a gastronomia. 

Para o diretor do departamento de Turismo na secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, Eros Vizel, a região está crescendo graças aos empreendimentos que estão surgindo.

“Essa vocação vem sendo reforçada com empreendimentos que estão chegando. Então, mesmo a natureza, a gastronomia, é um elemento super importante a iniciativa privada, que, além de reforçar essa vocação, cumpre um papel também de estruturar esses espaço para receber esses visitantes”, reforça.

Copia de Foto 2025 11 11T090849.785 2025 11 11 12 08 59
As opções de lazer no distrito, segundo Eros Vizel, são atividades orientadas por um programa de turismo sustentável desenvolvido pela prefeitura (imagem: Gabriela Lamas)

O subprefeito Maurício Augusto Lopes destaca a importância da fauna, flora e as nascentes do distrito, que são cenário para as atividades físicas. “As pessoas vêm para o distrito em busca de tranquilidade e divertimento, aqui encontra os dois. Ao mesmo tempo que faz uma pedalada, caminhada ou visita a um restaurante que movimenta o comércio local”, concluí Maurício.

Gastronomia

Para quem gosta de se deliciar e experimentar comidas diversificadas e de qualidade, Joaquim Egídio pode ser um ponto alto neste quesito. Nascido e criado na região, Jaime Marcelino Pissolato é dono de um bar há 37 anos e carrega na sua história o pioneirismo de quem no passado chegou ao local com outros planos.

“Sou a quarta geração de italianos aqui. Meu bisavô veio colher café e acabou ficando. A história da minha família se mistura com a daqui”.

Ao longo do tempo, o comerciante acompanhou as mudanças do lugar e também das pessoas que passam pelo distrito. Segundo ele, o movimento na região varia entre os que querem praticar uma atividade física e quem quer seguir a tradição de sentar na calçada em um caixote de madeira e tomar uma bebida olhando para a rua. “Tem o pessoal que vem pedalar, vem dar uma volta e vai embora sem deixar nada no comércio. Mas também tem famílias que frequentam há anos, gente que se conheceu aqui, casou e hoje traz os filhos para me apresentar.”

O restaurante Vila Paraíso é um exemplo de como a gastronomia se aproxima da natureza. O local, fundado em 2001 pelo pai da Fernanda Barreira Motta, uma das proprietárias atuais, funciona como restaurante e espaço para eventos, com uma área verde ao redor. Segundo ela, mais dois irmãos tocam o negócio, cada um com uma função. “A gente viveu nossa infância em Joaquim Egídio, vimos todo o movimento crescer como esse polo gastronômico que é hoje”. 

Com a alta demanda no distrito, os proprietários criaram uma padaria na frente ao restaurante para expandir o comércio e oferecer para as pessoas um refresco e descanso depois das trilhas. “Nós, por conviver em Joaquim Egídio e amar esporte, começamos a ver que o cliente estava na nossa porta, a gente foi observando o movimento dos ciclistas entrando pedindo suco, água de coco, fomos incluindo alguns itens no nosso cardápio para atendê-los”, conta Fernanda.

Copia de Foto 2025 11 11T091412.556 2025 11 11 12 14 23
O Bar do Marcelino, como outros lugares no distrito, oferece aos visitantes uma oportunidade de voltar ao passado e desfrutar da calmaria dos arredores (imagem: Gabriela Lamas)

Lazer

O lazer é bem diversificado, a maior parte tem a natureza ao redor, como as trilhas, que é uma opção de caminhada, corrida, pedal e moto trail. São pelo menos 70 opções pela região de Joaquim Egídio e Sousas que dão acesso aos municípios de Jaguariúna, Pedreira, Amparo, Morungaba e Itatiba.

O público que visita o distrito também tem a oportunidade de fazer um piquenique em meio à natureza. A experiência foi idealizada em meio a pandemia pela Fernanda Motta, proprietária do Vila Paraíso. Ao ver todos os estabelecimentos com as portas fechadas e sem ninguém, ela aproveitou um espaço do restaurante para receber a população e os alunos da rede municipal através de estudos do meio. “A gente tentou se reinventar durante a pandemia. Surgiu o piquenique lá no quintal e a gente falou: nossa, a gente tem um espaço pronto.”

Copia de Foto 2025 11 11T091731.469 2025 11 11 12 17 45
Projeto “Vila Educa” dentro de no qual crianças aprendem mais sobre a vegetação e a flora nativas (foto: divulgação).

O projeto educacional é apelidado de “Vila Educa”, no qual crianças aprendem mais sobre a vegetação e a flora nativas enquanto participam de um piquenique. A comerciante se orgulha da iniciativa e afirma que essa atividade proporciona para os alunos um momento de descontração e aprendizado que vai além da sala de aula.

“Então, a gente inclui as atividades do projeto pedagógico, porque a gente acredita que as crianças têm pouco contato hoje. É um projeto com muito propósito e é muito gratificante ver tudo isso tomando forma”.

Imagem 3 page 0001 2025 11 11 12 26 05

Juliana Dantas é moradora de Campinas e conta que a região é o local onde ela desestressa e tira um tempinho para conhecer novos lugares. “Eu amo esse lugar. Pra mim, é maravilhoso a natureza, montanhas, a gente acha lugares incríveis por aqui”, conta a ciclista. Arthur Moraes é do distrito de Sousas e costuma frequentar Joaquim Egídio para passear. “Aqui é muito gostoso para vir com a família, crianças, cachorro e ficar um pouco na natureza, é bem bacana”.

Joaquim Egídio também é conhecido por opções que incluem as pessoas. Um exemplo disso é o grupo do Projeto “Olhos que Guiam KB2”, que oferece para as pessoas com deficiência visual a chance de pedalarem e sentirem a natureza praticando atividade física.

Almir Martelli conta que a ação surgiu em uma viagem a trabalho em Recife depois de assistir a uma reportagem, a partir daí, ele teve a ideia de proporcionar experiências semelhantes às pessoas da região de Campinas. Em 9 anos de existência, toda semana acontecem os passeios do grupo, uma vez por mês o distrito de Joaquim Egídio é um dos pontos do percurso. Para o fundadores, o local é escolhido por ser o “o point do ciclismo”.

Copia de Foto 2025 11 11T092947.381 2025 11 11 12 30 05
Os organizadores Fátima Mendes e Almir Martelli já acolheram pessoas entre 11 a 60 anos de idade. Entre ciclistas e voluntários, há mais de 100 pessoas envolvidas no projeto (imagem: Gabriela Lamas)

Serviço

O distrito oferece diversas programações de lazer, gastronomia e serviços. Para não ficar de fora em nenhuma delas confira os horários e endereços:

  • Feira de Artesanato de Joaquim Egídio

Local: Praça Dom Agnello Rossi – Joaquim Egídio, Campinas – SP

Data e horário: Todos os domingos das 9h às 16h

  • Estação Ambiental

Local: Rua Manoel Herculiano da Silva Coelho, 214-418 – Joaquim Egídio, Campinas – SP

Data e horário: Quarta a Sexta, das 9h às 17h. Sábado e Domingo das 7h às 14h

  • Subprefeitura de Joaquim Egídio

Local: Rua José Inácio, 14 – Joaquim Egídio, Campinas – SP

Data e horário: Segunda e Sexta, 7h30 às 16h

  • Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini”

Local: Estrada Municipal CAM 245, acesso no final da SP 81, à direita Serra das Cabras – Monte Urânia, Campinas – SP

Endereço: Sexta das 18h às 20h30 e Domingo das 17h às 20h30

  • Pico das Cabras

Local: Estrada Joaquim Egídio a Morungaba, s/n° – Bairro das Cabras – Joaquim Egídio, Campinas-SP

Data e horário: Sábado a domingo das 13h às 19h30

  • Capela de São Joaquim e São Roque

Local: Praça José Inácio, s/nº 

Data e horário: Terça a Sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h e Sábado 8h às 11h30

  • Centro de Saúde José Ignácio Junior 

Local: Rua Heitor Penteado, 1.225, Campinas-SP

Data e horário: Segunda à sexta-feira, das 7h às 17h

Vozes da Nossa Gente Campinas

O projeto multimídia “Vozes da Nossa Gente Campinas” é um projeto multimídia de conteúdo, desenvolvido pela redação do acidade on e pela Faculdade de Jornalismo e curso de Mídias Digitais da PUC-Campinas. A parceria de jornalismo hiperlocal contará a história de dez bairros da metrópole em reportagens, imagens e vídeos.

Esta matéria foi feita pelos alunos da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas: Gabriela Fernandes Cardoso Lamas, Jessica Mirori Leite Furukawa, Laura Saroa de Araújo e Gabriel França Rocha da Silva, para o componente de Projeto Integrador VIII, sob supervisão da professora Maria Lúcia e edição de Leandro Las Casas.

O post Joaquim Egídio: refúgio verde é também ponto de encontro de lazer e gastronomia apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.

​Joaquim Egídio é ponto de lazer em área de preservação ambiental conhecida pelas tradicionais trilhas e gastronomia diversificada
O post Joaquim Egídio: refúgio verde é também ponto de encontro de lazer e gastronomia apareceu primeiro em ACidade ON Campinas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outras notícias