O vereador de Campinas Otto Alejandro (PL) pode ser alvo de uma investigação da Câmara de Campinas por quebra de decoro parlamentar. O pedido de instauração de uma CP (Comissão Processante) foi protocolado no final da tarde desta sexta-feira (14) por Adriano Vieira Novo. O vereador nega as acusações.
No texto, Adriano pede a investigação por causa do boletim de ocorrência registrado contra o vereador, na última segunda-feira (10), pela namorada de Otto (leia mais abaixo). O autor do pedido também acusa o parlamentar de danificar o vidro traseiro de um ônibus de viagem em 13 de julho.
De acordo com a Procuradoria Jurídica da Câmara, o pedido vai passar por uma análise de legitimidade e, depois, será verificado se ele atende os requisitos do decreto nacional que dispõe sobre a responsabilidade de prefeitos e vereadores de todo o país (decreto-lei 201/67).
Se o pedido estiver corretamente instruído, a proposta tem que ser lida e votada em plenário pelos demais vereadores, logo na primeira reunião ordinária após a apresentação do protocolo, portanto, na próxima segunda-feira (17). Para a CP ser instaurada, é necessária a maioria simples dos parlamentares presentes no plenário da Casa.
Entenda a denúncia contra o vereador
O vereador de Campinas Otto Alejandro (PL) é acusado de violência doméstica pela sua namorada, Luiane Mesquita de Carvalho. Na última segunda-feira (10), ela registrou um BO (Boletim de Ocorrência) na 1ª DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Campinas. Ele nega a acusação – saiba mais abaixo.
De acordo com o registro, Luiane disse que namora o vereador há um ano e meio e que Otto faz uso frequente de bebidas alcoólicas, ficando alterado. Ela acrescentou que já foi agredida fisicamente, verbalmente e ameaçada várias vezes, mas não chegou a registrar boletim de ocorrência nas outras ocasiões.
Ainda segundo o relato de Luiane, na noite do dia 7 de novembro, no apartamento dela, no Centro de Campinas, o vereador a ameaçou de morte e a ofendeu com termos como “vadia”, “demônia”, “doente ingrata”. Ela também declarou que alguns objetos foram quebrados e o vereador “levou a televisão dela embora”. Como o boletim de ocorrência foi registrado dias depois, a perícia no local foi prejudicada.
Ainda de acordo com o BO, não houve testemunhas e a namorada do vereador não desejou ser abrigada. Ela foi informada a comparecer na Defensoria Pública para tomar medidas cabíveis e ao Centro de Apoio à Mulher.
Otto Alejandro pode responder por violência doméstica, ameaça, injúria e dano. Após a denúncia, os perfis do vereador no Instagram e no Facebook estão fora do ar.
Vereador nega acusações
Em nota encaminhada pela assessoria de imprensa do vereador Otto Alejandro, ele afirma que não cometeu nenhum tipo de crime, nem agressão. “Também não fui notificado judicialmente de nada. Tenho certeza que foi um equívoco e, no momento oportuno, vou demonstrar isso”.
Ainda segundo a assessoria de imprensa, as redes sociais dele estão suspensas temporariamente por escolha pessoal.
Posicionamento da Câmara
Também em nota, a Câmara Municipal de Campinas informou que soube do caso pela imprensa e que os fatos precisam ser apurados com responsabilidade pelo órgãos competentes. “Qualquer denúncia devidamente comprovada e oficializada na Casa será encaminhada para a Corregedoria”, diz o texto.
A Emdec informou que reforçou a sinalização horizontal e vertical na região, com novas faixas, placas e Painéis de Mensagem Variável (PMVs). Agentes de trânsito também estarão nas ruas para orientar motoristas e pedestres durante o período de adaptação.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba terá quinta-feira quente e com variação de nuvens, mas sem previsão de chuva
Fentepira 2025: conheça os espetáculos selecionados para 20ª edição do evento
O post Câmara de Campinas: vereador acusado por namorada é alvo de pedido de investigação apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.
Namorada de Otto Alejandro (PL) registrou um boletim de ocorrência contra o vereador, violência doméstica, alegando ameaça, injúria e dano
O post Câmara de Campinas: vereador acusado por namorada é alvo de pedido de investigação apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.