Morador de Campinas tem caso de intoxicação por metanol confirmado

 

Campinas teve o primeiro caso de intoxicação por metanol confirmado. Segundo balanço da Secretaria de Estado da Saúde, trata-se de um homem de 29 anos, que foi internado, mas já recebeu alta. O homem consumiu a bebida alcoólica em Mairiporã, e teve início dos sintomas no dia 25 de outubro.

Ao todo, o número de casos confirmados de intoxicação no estado de São Paulo aumentou para 47, segundo balanço desta segunda-feira (3).

A Secretaria de Saúde de Campinas informou que foi comunicada pelo governo do estado apenas nesta segunda.

“Trata-se de um homem de 29 anos que ingeriu bebida alcoólica enquanto estava a trabalho em outro município de São Paulo, fora da Região Metropolitana (RMC), entre os dias 23 e 24 de outubro. Ele foi internado em outro município, já recebeu alta e encontra-se em casa”, diz.

Nova lei em Campinas

Campinas reduziu de sete dias para 24 horas o prazo para serviços de saúde públicos e particulares notificarem casos de intoxicação por metanol à secretaria Municipal de Saúde. A contagem se inicia a partir do atendimento ao paciente.

A nova regra foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (3). Segundo a administração municipal, a comunicação imediata já vinha sendo aplicada desde que a crise do metanol ganhou repercussão nacional. O prazo é menor do que o definido pelo Ministério da Saúde, que prevê notificação em até uma semana.

A intoxicação por metanol já era de notificação compulsória em todo o país. As informações seguem sendo enviadas ao Sistema de Informações de Agravos de Notificação.

De acordo com a médica infectologista Valéria Almeida, da Secretaria de Saúde, a agilidade no repasse dos dados é fundamental.

“A comunicação imediata é extremamente importante para investigações de eventuais intoxicações ou situações em que houve intencionalidade”, afirmou.

Em caso de descumprimento, os estabelecimentos ficam sujeitos a sanções administrativas por infração sanitária.

A lei também determina que as unidades de atendimento acionarão órgãos de segurança pública quando houver intoxicação confirmada, para fins de apuração criminal.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Idoso de 62 anos cai em poço e fica ferido bairro rural de Piracicaba

Piracicaba está com as inscrições abertas para atividades paradesportivas gratuitas; saiba como fazer a sua

O post Morador de Campinas tem caso de intoxicação por metanol confirmado apareceu primeiro em ACidade ON Campinas.

​Homem consumiu a bebida alcoólica em Mairiporã, foi internado, mas teve alta; início dos sintomas aconteceu no dia 25 de outubro
O post Morador de Campinas tem caso de intoxicação por metanol confirmado apareceu primeiro em ACidade ON Campinas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outras notícias